O brunimento de cilindro é uma etapa fundamental para assegurar o desempenho de seu maquinário na indústria. Por isso, é importante entender como ele funciona e contar com especialistas dedicados a realizar o reparo de acordo com as suas necessidades.
O que é brunimento de cilindro?
O brunimento é um processo de usinagem voltado para o acabamento da superfície interna de equipamentos. Ele é responsável pela atribuição do dimensionamento correto das paredes do cilindro.
Além disso, o procedimento é de grande utilidade para vedação, retenção de óleo e também para dissipação do calor produzido entre o cilindro e o anel.
O brunimento de cilindro provoca ranhuras angulares por toda a extensão da peça, de modo a garantir a rugosidade necessária para gerar abrasão e, assim, evitar o desperdício de óleo lubrificante.
A importância do brunimento
Dimensionar as paredes do cilindro de forma precisa é importante para poupar recursos e manter a segurança durante qualquer processo.
Quando os componentes do cilindro hidráulico não apresentam atrito, o óleo pode escorrer rapidamente para os anéis, fazendo com que as peças trabalhem sem lubrificação. Logo, deixar de realizar o brunimento pode colocar em risco os seus colaboradores e, principalmente, a produtividade da sua indústria.
Do mesmo modo, a vedação entre as peças do maquinário será prejudicada caso não ocorra a abrasão necessária através das ranhuras geradas pelo brunidor. Portanto, esse processo de usinagem deverá ser realizado sempre que for preciso redimensionar o diâmetro interno ou a geometria dos cilindros e quando houver vazamento de óleo.
Como é feito o brunimento de cilindro?
Indispensável para alcançar máxima performance com o equipamento, o brunimento de cilindro é um processo de alta precisão que pode ser realizado em diferentes tipos de material.
O procedimento busca garantir a exatidão das superfícies cilíndricas para que o maquinário funcione corretamente. Depois que os parâmetros são definidos, o recondicionamento e a implementação das incisões angulares são feitos, com o auxílio de ferramentas de brunir e de réguas abrasivas.
Todos os materiais precisam seguir as especificações definidas inicialmente, ou seja, são fabricados de acordo com o diâmetro desejado para o cilindro. Vale destacar, também, que o brunimento deve ser realizado por especialistas, visto que qualquer erro pode prejudicar o perfeito assentamento dos anéis, causando desgaste prematuro e excesso no consumo de óleo.
Essa importante operação costuma ser realizada em:
- cilindros de motores;
- canos de canhão;
- cilindros de embreagem;
- cilindros hidráulicos;
- válvulas – e muito mais!
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